4 tipos de porcelanato: quando usar cada um deles?
O porcelanato encanta designers e arquitetos com sua durabilidade, beleza e diversidade. A grande variedade de tamanhos e classificações de uso possibilita a aplicação em qualquer tipo de projeto. Como existe uma infinidade de opções, a principal dúvida no momento da escolha é: como escolher o porcelanato correto para seu projeto? A Revesttir te explica a diferença e em quais espaços eles podem ser utilizados!
Principais tipos de porcelanato
Polido: acabamento em high gloss, para os projetos que buscam sofisticação do alto brilho, pode ser utilizado em áreas internas.
Acetinado: toque suave e brilho sutil, ideal para quem procura praticidade e conceito contemporâneo, também pode ser utilizado somente em áreas internas.
Natural: ideal para toda a casa, incluindo sacadas e varandas cobertas.
Hard: indicado para áreas externas e descobertas, inclusive ao redor de piscinas.
Vale lembrar que mesmo com estas classificações é comum que as nomenclaturas mudem conforme o fabricante. As recomendações de uso de cada tipo, contudo, permanecem as mesmas.
Porcelanato Polido
Graças ao seu acabamento alto brilho, o porcelanato polido é o desejo de muitas pessoas. Peças com efeito marmorizado costumam apresentar este acabamento, como é o caso das linhas Onice e Ópera da Portinari. Pisos polidos podem ser utilizados em salas, cozinhas e quartos, mas não são recomendados para áreas molhadas, uma vez que a finalização polida também deixa esse tipo de piso mais escorregadio.
Porcelanato Acetinado
Se o efeito alto brilho do porcelanato polido não é algo que te encanta, aposte no efeito acetinado! O esmalte aplicado nas peças resulta em pisos foscos ou de brilho sutil, como é o caso desse ambiente que utiliza o revestimento Loft da Portinari!
Comparado com os pisos polidos, os acetinados não mancham com facilidade e podem ser aplicados em espaços de maior tráfego, como em garagens. A Cerâmica Portinari ainda oferece o acabamento Satin, que serve como um meio termo entre o polido e o acetinado, perfeito para quem busca um revestimento suave e delicado para seu projeto.
Porcelanato Natural
Um dos mais democráticos, os porcelanatos naturais não recebem nenhum tipo de polimento, o que permite seu uso em áreas molhadas e externas cobertas. Eles costumam exibir alguma textura, muitos tendo acabamento levemente antiderrapante. Uma opção é a linha Backstage da Portinari!
Porcelanato Hard
Áreas externas pedem pisos resistentes e antiderrapantes, especialmente para escadas ou áreas molhadas como o entorno de piscinas. Pisos da linha Hard/Strut da Portinari são pensados especificamente estes usos, podendo ainda ser utilizados em ambientes internos em espaços como banheiros e áreas de serviço.
E o que quer dizer “porcelanato esmaltado”?
Mais que uma categoria, dizer que um porcelanato é esmaltado nos informa sobre sua resistência à agua e a abrasão. A cobertura de esmalte baixa a absorção de água para 0,5% ou menos, além de conferir brilho à peça. Boa parte das peças da Portinari são esmaltadas ou oferecem opções esmaltadas. Porcelanatos esmaltados estão entre os mais utilizados atualmente, graças à fácil manutenção e grande variedade de estampas e acabamentos.
Agora que você conhece os diferentes tipos de porcelanato do mercado, que tal escolher um deles para seu projeto? Visite nossa loja para conhecer mais produtos Revesttir!